Efeito Fantástico - Você conhece?

Alguém já tentou discutir algum assunto polêmico, em uma segunda-feira, com as pessoas em geral, depois de o Fantástico ter dado a sua opinião? Eu já, mas desisti, pois é impressionante a capacidade, de todas, OK todas é exagero, mas de 99%, das pessoas têm de aceitar ela como a verdade absoluta. Pergunto: existe verdade absoluta? Alguém em toda a historia esteve sempre certo? Guardou todas as verdades? Acertou sempre? Não!!! E se, algum dia, essa pessoa existir, sem dúvida, ela não será o Bial.

O que me deixa mais triste é isso não acontece somente às segundas-feiras, acontece todos os dias. Não sei se a TV, os jornais e os veículos de comunicação, em geral, são poderosos de mais ou as pessoas fracas de mais, ou os dois, que eles engolem tudo sem digerir. A verdade não tem só um lado, quase tudo na vida nunca está 100% certo ou 100% errado. Os acontecimentos têm um outro lado, mas temos que nos dar ao trabalho de procurar e, principalmente, querer achar.

Vivemos em um mundo onde podemos saber muito sobre, praticamente, tudo. Podemos pensar, falar, argumentar, viver e pesquisar de forma livre! Formular as nossas idéias e encarar os fatos com os nossos olhos. É um direito, na realidade, um dever de cada pessoa pensar, ainda mais, nos dias de hoje. Exercite isso todos os dias! Não desista. Pense, leia, releia, discuta, argumente e, depois, faça tudo novamente, mas nunca, nunca mesmo, aceite as informações de alguém ou de alguma coisa da forma como elas vêm. Lembre-se se não fizermos isso estamos abdicando daquilo que nós fez chegar até aqui: a capacidade de pensar e imaginar e perguntar o porquê das coisas.

Pensar, acredite, não dói, dói é não pensar.

1 comentários:

Guilherme disse...

Marcio, a grande questão é que as pessoas tomam conhecimento da informação através de grandes meios como a Rede Globo, Zero Hora, Correio do Povo, etc. Então, para a maioria das pessoas existe somente essa verdade. Concordo que as pessoas deveriam ser mais críticas, ainda mais num tempo onde a informação está tão perto de todos nós através da internet. Não é à toa que a mídia é conhecida como quarto poder... Espero que as pessoas sejam cada vez mais críticas. Abraços!