Porque trocar pessoas por CPU's?

Você já ouviu falar da teoria do erro humano? Não? Nem eu! Mas um dia desses vou escrever alguma coisa sobre isso. Entretanto o assunto, hoje, não é, diretamente, esse.

Porque trocar pessoas por CPU’s? É simples, elas não erram, são rápidas, precisas, constante, custam menos, não faltam, não ficam de conversa, não reclamam, não desperdiçam recursos... O único problema, ou mais uma vantagem, é que só fazem o que foram programadas para fazer e caso alguma coisa sai de controle, elas perguntam. Quem ainda não notou isso, provavelmente, deve se perguntar: porque os bancos estão com tão poucos caixas? Onde estão os vendedores da internet? Quem é o carteiro que entrega o e-mail? Porque os operadores de foto-copiadora estão em extinção?

O computador veio, entre muitas coisas, para sanar isto: o homem nasceu para errar! Foi assim que saímos do paraíso e é assim a cada dia. Conhecemos todas as regras, mas, mesmo assim, vamos lá e “pimba”. Por mais que façamos durante anos a mesma tarefa, uma hora, a gente manifesta a nossa natureza. Não podemos mais tentar fazer trabalho de maquina. Deixe para a maquina o que ela faz, e faz bem, e vamos fazer o que sabemos: ERRAR!

Não errar por errar ou por que todos erram, vamos errar tentando, fazendo, amando, se apaixonando por tudo e por todos e, depois de cada tombo, vamos olhar e aprender como vamos colocar uma CPU para fazer pela gente. E faça você isso. E faça agora, hoje, já, pois se você não fizer eu vou fazer e depois não venha me dizer que o mercado de trabalho está difícil!

Abaixo segue uma, das varias tentativas, na minha empresa, de evitar a nossa natureza.

Essa semana fui utilizar a nossa base de clientes, aproximadamente 14 mil, para fazer uma mala-direta. Até ai tudo bem, o problema foi quando eu defini a regra de filtragem: NOVO HAMBURGO e me retornou apenas uns 1200 clientes. Estranhei e fui verificar o que estava acontecendo. Descobri que a causa é que o campo, no cadastro de usuário, permitia que as PESSOAS escrevessem qualquer coisa. Então, criamos um campo com opções pré-cadastradas, alterei todos os cadastros que estavam errados e na nova consulta, um numero mais real apareceu, 5533 clientes.

O que segue é real, nada foi inventado ou modificado, apenas, peguei na nossa base de cliente e passei para cá todas as tentativa de escrever NOVO HAMBURGO.

Os sinais “->” e o que vem depois são possíveis interpretações minhas...

1) NH
2) N.HAMBURGO
3) N.H.
4) N.H
5) NOCO HAMBURGO
6) NOHO HAMBURGO
7) NONO HAMBURGO
8) NOO HAMBURGO
9) NOV HAMBURGO
10) NOV HMABURGO
11) NOVA HAMBURGO
12) NOVI HAMBURGO -> não seria 9?
13) NOVO
14) NOVO HAMBURGO
15) NOVO AHMBURGO
16) NOVO AMBURGO
17) NOVO HABURGO
18) NOVO HAM,BURGO
19) NOVO HAMABURGO
20) NOVO HAMBAURGO
21) NOVO HAMBIRGO
22) NOVO HAMBRGO
23) NOVO HAMBRUFPO
24) NOVO HAMBRUGO
25) NOVO HAMBUBURGO-> GAGO
26) NOVO HAMBUGO -> criança entre 3-5 anos
27) NOVO HAMBUIRGO -> ceu creiçom
28) NOVO HAMBUR4GO
29) NOVO HAMBURGA -> Feminista
30) NOVO HAMBURGHO
31) NOVO HAMBURGO RA
32) NOVO HAMBURGO'
33) NOVO HAMBURGO.
34) NOVO HAMBURGOI
35) NOVO HAMBURGP
36) NOVO HAMBURRO -> a figura que escreveu isso
37) NOVO HAMBURTGO
38) NOVO HAMMBURGO
39) NOVO HAMNBURGO -> Na dúvida, coloco os dois
40) NOVO HAMURGO
41) NOVO HANBURGO -> Mobral?!?!


Preciso dizer mais alguma coisa?

1 comentários:

Mari Ceratti disse...

Rapaz, e não é que agora os humanos estão querendo que os computadores pensem como a gente?
Procura no Google o projeto Open Mind Common Sense (agora com uma versão brasileira, pela UFSCar) e veja lá...