Como entender e interpretar histogramas – Parte II

Existem três tipos de hitogramas. O utilizado mais comumente é o histograma RGB. O histograma RGB é uma representação gráfica dos valores tonais de cada canal de cor vermelho, verde e azul. Outro tipo é o histograma de luminosidade que é composto levando-se em conta o histograma RGB e considerando a sensibilidade do olho humano para cada cor, em outras palavras cada cor recebe um peso/importância (verde 51%, vermelho 30% e azul 19%) conforme sensibilidade do olho humano as cores. O histograma de luminosidade fornece a melhor representação gráfica do brilho e do contraste de uma imagem. Também é possível ver o gráfico individual de cada canal de cor.

Alguns programas permitem que você veja apenas o histograma RGB ou o histograma de luminosidade. Através do levels do Photoshop é possível ver o histograma RGB e o histograma de cada cor individualmente. O Ligthroom, na parte de desenvolvimento é possível ver o histograma RGB e o de luminosidade e fazer ajustes facilmente e de forma muito intuitiva.

Dependendo do modelo e da marca da sua câmera você poderá selecionar durante o processo de review para mostrar o histograma. Em algumas câmera é possível ver o histograma RGB ou o de luminosidade. Caso você não saiba se sua câmera tem a possibilidade de ver o histograma, consulte o manual da sua câmera. Eu tenho uma Nikon D70s que é possível verificar o histograma de luminosidade. Caso você saiba ativar o histograma, mas não consiga distinguir que tipo de histograma é o seu, uma dica é colocar a foto na sua maquina e no Photoshop e compara-los.

O histograma RGB é o melhor histograma para ajustar imagens digitais, pois consegue representar graficamente como estão distribuídos os pixels ao longo do range tonal (0 até 255). Mesmo com imagens a “high-key” ou “low-key” normalmente você não vai querer ver todos os pixels a direita ou a esquerda do gráfico. É importante ressaltar que não haverá muitas texturas em imagens onde as três cores estiverem acima dos 250. Da mesma forma não haverá texturas quando todas as cores estiverem abaixo do 20, olhem os exemplos abaixo.


Se o seu monitor está ajustado corretamente e você não é daltônico, você deverá ver uma pequena diferença entre o 95 e 100 e entre o 0 e 5 na escala de cinza. Outro detalhe importante é que seu monitor deve estar configurado para 24 ou 32 bit para conseguir ver corretamente as imagens.

Para mais exemplos de histogramas completos e fotos mais detalhadas
clique aqui e veja detalhadamente como cada cor é distribuída por tipo de histograma e como o verde é importante para a luminosidade de uma image.

Fonte e fotos:
http://www.sphoto.com/techinfo/histograms/histograms2.htm

0 comentários: