Gestores de Pessoas e Gestores de Papel

Esse texto é do Ricardo Jordão Magalhães da Bizrevolution. Onde você encontra muitas outras maravilhas como essa:

"Nas escolas por todo o Brasil, os coordenadores dos cursos do primário, primeiro grau e segundo grau, organizam com muito cuidado - pelo menos teoricamente -, as matérias que serão ensinadas durante cada ano que compõe a vida escolar de uma criança na escola.

Quando crianças, nós aprendemos Ciências na quinta série para compreender as leis da Física na oitava série. Nós vivenciamos a equação do primeiro grau antes de matar a equação do segundo grau. Nós aprendemos Educação Física quando pequenos para ingressar no time de futebol da Escola quando grandes. Nós aprendemos Música para um dia sermos grandes músicos. Nós aprendemos inglês para um dia sermos brasileiros na Inglaterra.

Os coordenadores das escolas onde nós estudamos quando crianças, investiram um bom tempo do seu tempo para montar um calendário didático que pudesse nos colocar frente a frente com novos desafios sem nunca perder a ligação com aquilo que acabávamos de aprender.

Entretanto, o mesmo não acontece no mundo dos adultos. É muito comum, nas empresas por todo o Brasil, você encontrar um excelente profissional cansado de bater metas atrás de metas, ser promovido a posição de gerente de um departamento inteiro de pessoas sem estar realmente preparado para abraçar essa nova posição.

Na grande maioria dos casos, os prêmios do passado e as metas cumpridas por esse profissional, são o suficiente para alguns diretores o promoverem de Gestor de Papel para Gestor de Pessoas.

O Gestor de Papel é aquele profissional que consegue mover formulários, pedidos, produtos, relatórios, e-mails, ligações e toda espécie de informação de um lado para o outro com extrema eficácia, sozinho e sem a necessidade (pelo menos é o que ele acredita) de compartilhar o seu trabalho com outras pessoas. O Gestor de Pessoas é aquele profissional que consegue engajar e emocionar as pessoas que trabalham com ele de maneira a todos crescerem como pessoas, inclusive o próprio gestor.

O Gestor de Papel tem como missão crescer na carreira, enquanto o Gestor de Pessoas tem como missão ajudar todos a sua volta a crescer como seres humanos para que ele possa crescer como profissional.

O Gestor de Pessoas sabe que as pessoas, inclusive ele mesmo, precisam de ajuda para crescer na vida. Ele sabe que antes de alçar uma pessoa a um degrau mais alto, ele precisa ajudar a pessoa a se preparar para ele.

O Gestor de Pessoas sabe, que uma vez promovido a gestor de pessoas, ele tem que abandonar todos os preconceitos e paradigmas que ele tinha como funcionário. Ele sabe que essa nova posição requer habilidades completamente diferentes das habilidades que o levaram ao sucesso como funcionário.

Ele sabe que não basta ser um grande jogador de futebol (Pelé e Falcão, são bons exemplos) para se tornar um grande técnico de futebol (gestor de pessoas). Grandes técnicos de futebol são formados ao longo de vários anos de observação e aprendizado de técnicas completamente diferentes daquelas aprendidas por um jogador.

Felipão, Zagalo, Parreira e Telê Santana não foram excelentes jogadores de futebol. Eles foram excelentes esquenta-banco-de-reserva. Enquanto o time corria em campo, eles aproveitavam o banco de reservas para observar as atitudes dos técnicos das suas equipes e não o comportamento dos artilheiros do campeonato.

Como ser indispensável?

Tenha atitudes de Gestor de Pessoas quando for Gestor de Pessoas, e atitudes de Gestor de Papel quando for Gestor de Papel.

Estude. Prepare-se. Estude como a sua Mãe dizia que você tinha que estudar, ou seja, todos os dias.

Como você pode saber o quê fazer para aumentar as vendas da sua empresa se você não leu um livro sequer sobre como aumentar as vendas de uma empresa nos últimos seis meses? Como você pode acreditar que sabe como motivar funcionários, se você não pesquisou novas idéias sobre como motivar funcionários nos últimos seis meses? Como você pode tomar decisões críticas para a sua empresa baseada em experiências que você sequer teve no passado?

Como ser indispensável?

O simples fato de não frequentarmos uma escola, e não termos nenhum professor a cobrar novos conhecimentos, não é motivo para dizer que não precisamos aprender coisas novas, tirar boas notas e passar de ano todos os anos.

É preciso.

Você precisa adquirir novos conhecimentos para passar de ano, senão, os anos é que vão passar por você.

Se você deseja ser um grande Gestor de Pessoas, começe hoje a fazer essa transição. Não seja apegado a tarefas, processos, clientes, produtos e departamentos. Não seja apegado a papéis de qualquer formato.

Você nunca vai crescer na vida com uma atitude de gestor de atividades.

Como Gestor de Pessoas, você deve ser apegado a Visão, Missão, Valores, Lucratividade, Crescimento da Empresa como um Todo, Marketing, Tecnologia e Inovação.

Todos perdem quando promovemos alguém que não está preparado. A empresa perde um excelente gestor de papel e ganha um péssimo gerente de pessoas. A equipe perde um excelente colega e ganha um péssimo líder. Os clientes perdem um excelente aliado e ganham um péssimo gerente.

Um dia desses você será chamado a ser Gestor de Pessoas. Quando esse dia chegar, seja um Gestor de Pessoas. As pessoas precisam de você. Os papéis não.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você? "

0 comentários: