Aprender a apender


O que antigamente funcionava, hoje, não funciona mais. Antes, a formula do sucesso era simples: “Faça faculdade e consiga um bom emprego”. Isso era mais que suficiente para ser bem sucedido e feliz. Graças a Deus, ela não funciona mais! Um exemplo, a faculdade deixou de ser um diferencial competitivo para, basicamente, ser apenas mais um item no currículo. O “canudo”, hoje em dia, não quer dizer nada mais do que um canudo, não é diferencial é obrigatório. É básico. Os tempos mudaram!!

O conhecimento que lhe da a coroa hoje, serve, somente, para o agora. Amanhã o caminho é outro e, o que é mais fascinante e, ao mesmo tempo, assustador, é diferente de ontem e diferente de amanhã. Nunca foi tão fácil o acesso ao conhecimento, as informações e as pessoas. Sim estamos na “era do conhecimento”. A era que o conhecimento foi liberado, “socializado” todos podem, todos devem aprender. É só querer.

Quem já subiu uma escada rolante que estava descendo? Se você caminha mais lento do que a velocidade da escada você anda para baixo e ela te joga para fora. Se caminhar na velocidade da escada, por mais que você caminhe, ficará no mesmo lugar. Porem, se for mais rápido que ela, conseguira subir e se quiser continuar subindo, precisará, constantemente, ser mais rápido! Esso é o mundo de hoje! Um produto, um serviço, um filme, uma idéia, uma foto, um concorrente, um e-mail... Podem atravessar o mundo em um dia, uma hora, um minuto. E a tendência é que a velocidade aumente a cada dia.

Tudo isso exige novas habilidades, muitas habilidades. Uma das mais importantes é a de “aprender a aprender”. A capacidade de se atualizar, de construir o seu conhecimento, de questionar, perguntar, ler e ter noção de que tudo no mundo muda e muda muito, mas muito mais rápido no nosso mundo da Informática. Não adianta acesso aos melhores cursos e instrutores se cada um não fizer a sua parte! Todos sabem que a vida não tem provas como na escola e na faculdade, porem, poucos sabem, que mesmo assim continuamos sendo avaliados. Sempre! A cada instante!

0 comentários: