Deixe a beleza do que você ama ser aquilo que você faz


Esse texto é do
Ricardo Jordão. Adoro o que ele escreve!!

"Idéias tem vida própria. Elas nascem quando você abandona a sua maneira de pensar, crescem quando você se esforça para aprender algo novo, aparecem quando você faz algo que você nunca fez.

Querida(o) Amiga(o),

Não existe gente sem criatividade. O que existe é gente preguiçosa. Violência, guerra, desemprego e poluição não são piores do que a preguiça. Eu não suporto preguiça. Preguiça leva a mesmice. Preguiça leva a mediocridade. Preguiça leva a doença. Preguiça leva a morte.

Como fazer para ser uma pessoa criativa?

Você precisa levar uma vida criativa.

Você precisa rejeitar todas as primeiras idéias que vier a sua cabeça, TODAS.

Quando receber a tarefa de pensar em um novo slogan para a sua empresa, REJEITE a preguiça, descarte os primeiros cinco slogans que vier a sua cabeça, encare o fato de que você não é um gênio, que gênios não existem, e que a primeira idéia que veio a sua cabeça, por mais "genial" que você acredite que ela seja (afinal você pensou nela em cinco segundos), não serve prá nada.

Saiba que se você conseguiu pensar nessa idéia em apenas cinco segundos, o seu concorrente muito provavelmente também conseguirá chegar na mesma idéia em apenas cinco segundos. REJEITE as primeiras idéias. Exija de você mesmo uma DÉCIMA opção.

Não repita NADA DO QUE FOI FEITO no ano passado. Faça tudo completamente diferente. Não tenha preguiça de pesquisar novas maneiras e novas idéias em novas pessoas.
Para ser uma pessoa criativa, você precisa colocar criatividade em todos os aspectos da sua vida, TODOS.

Eu não sou assinante de nenhuma revista. Na minha casa você não vai encontrar a coleção completa de uma determinada revista, do número zero até os dias de hoje; na minha casa você vai encontrar uma estante cheia de exemplares de revistas diferentes de temas diferentes de editoras diferentes compradas em bancas diferentes.

De revistas sobre moda, eu tiro idéias para o design do meu site. De revistas sobre jovens, eu tiro idéias sobre como lidar com as pessoas.

O mesmo acontece com livros, músicas, filmes, jogos, revistas em quadrinhos (sim! eu ainda leio revistas em quadrinhos), que eu tenho. O nome BIZREVOLUTION nasceu enquando eu ouvia rock, o slogan QUEBRA TUDO nasceu enquanto eu assistia a um filme de Shakespeare, os meus textos nascem enquanto eu leio poesia, e não livros de marketing, vendas e estratégia escritos pelos mesmos autores mais do mesmo.

Eu me considero uma pessoa super criativa, tão criativa como você é ou pode ser.

Eu acredito que eu sou criativo porque eu me exponho ao diferente. Não tenho preconceitos em conhecer o que é diferente. Me exponho ao que eu conheço e ao que eu desconheço. Contrato pessoas que pensam diferente de mim, que são formadas em faculdades diferentes da minha, que conhecem autores que eu desconheço.

Nunca digo que eu não gosto de uma coisa sem antes ter experimentado. Nunca digo que gosto de uma coisa porque outras pessoas também dizem que gostam.

Não gosto de conversar com gente que pensa igual a mim.

Você nunca vai chamar a minha atenção dizendo que pensa igual a mim. Eu quero ouvir você me lembrar de algo que eu esqueci, me ensinar algo que eu não sei.

Os melhores trabalhos que eu fiz, os melhores textos que eu escrevi, são aqueles onde eu me debrucei mais tempo sobre eles e não aqueles onde eu fui preguiçoso (entenda = apressado) em querer criar uma idéia que ainda não havia se formado na minha cabeça. Os melhores trabalhos que eu fiz são aqueles onde eu pesquisei, analisei, conversei com pessoas, olhei opiniões contrárias, rascunhei, apaguei, rascunhei de novo, apaguei de novo, antes de sair fazendo qualquer coisa.

Criatividade requer Tempo, Estudo, Pesquisa, Reflexão.

Tempo esse que você vai me dizer novamente que você não tem.

Não tem?

Não existe essa história de "Eu não tenho tempo para fazer uma coisa". Não existe essa história de "Eu quero muito muito muito uma coisa, mas não tenho tempo para realizá-la", o que existe é uma completa falta de vontade da sua parte em querer DE VERDADE fazer essa coisa.
Faz MUITO mal a saúde dizer a você mesmo que você QUER MUITO uma coisa mas não tem tempo de fazê-la. Pare de dizer isso. Pare de sonhar. Faça ou não faça. Mas pare de dizer algo que você não vai fazer.

Não existe isso.

Eu desconheço uma pessoa que REALMENTE quis algo na vida que não conseguiu realizar. Não existe tal Ser Humano.

Para ser criativo, você precisa deixar a beleza do que você ama ser aquilo que você faz. Diga NÃO a maneira "teste de múltipla escolha" de viver a vida. NÃO EXISTE UMA ÚNICA RESPOSTA para os problemas que vivemos. Viva a vida, escolha qualquer resposta e VÁ EM FRENTE. Se escolher errado, DANE-SE, a resposta certa é amar muito a escolha que você faz. Isso é CRIATIVIDADE, transformar qualquer resposta em algo maravilhoso.

Eu sou criativo porque me considero commodity.

Eu aprendi isso com o Tempo, com o Estudo, com a Pesquisa, com a Reflexão.

Deixe a beleza do que você ama ser aquilo que você faz. NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA. QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?"

0 comentários: