Malandro Burro

“O brasileiro precisa aprender a esquecer o seu passado de malandro burro.” Nailor Junior

Quem nunca encheu o peito e falou ou ouviu alguém dizer isto, cheio de orgulho, “O Brasileiro é o povo mais malandro do mundo”.

Por favor, alguém me defina malandro!! Alguém sabe o que significa malandro?

Segundo o dicionário: “Malandro = deriv. regr. de malandrino; s. m., pleb., homem da ralé; patife; vadio; gatuno; adj., madraço; preguiçoso.”

E agora, continua se orgulhando de ser o mais malandro do mundo? Eu não!

OK, OK, OK... Você me diz: “Não Marcio, não é nesse sentido. É no sentido do “jeitinho brasileiro”. Na coisa de dar um jeito, de ser criativo... Sabe... De ser malandro!”

Daí respondo na lata: “E isso é, de alguma forma, diferente do que diz o dicionário? Pense bem. É?”

Não é! Além de o Brasileiro ser malandro. É burro, pois se orgulha de ser malandro! O que isso trouxe de bom para a gente? A nossa independência? O “jeitinho Brasileiro”? A idéia de que conseguir enganar alguém te torna melhor e mais esperto? Os nossos políticos?

Vocês já pensaram que antes dos políticos serem políticos eles são Brasileiros? Brasileiros, como eu e você. Malandros, porem com mais acesso a recursos. Qual a diferença da pessoa que engana alguém por R$ 5,00 e alguém que engana por R$ 5.000.000,00? Nenhuma! Nenhuma! Essa historia é mais velha que tudo! Jesus Cristo já falava sobre isso: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?" (Lucas 16:10-12).

Enganar alguém, por menor ou maior que seja não te torna melhor, bem pelo contrario, afeta todos os Brasileiros, o mundo todo! Nenhum homem é uma ilha isolada (como já diria JOHN DONNE), tudo está interligado. O mal ou o bem que se faz para uma pessoa ela se reflete em todos!

Como mudar isso? É simples! Faça a sua parte! Confira o troco e reclame se ele estiver errado para menos, como já fazemos, mas reclame se estiver errado para mais. Estenda a mão. Se coloque no lugar do outro. É simples. É fácil. Você consegue! Eu consigo! É só fazer. É só querer!

NÃO RECLAME DO MUNDO! MUDE O MUNDO!

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo com vc, é muito chato ser tratada "diferente" no exterior por causa desse "jeitinho brasileiro" de ter que se dar bem em tudo.
Mas eu já reclamo quando o troco vem p/ mais, tá?! ;)
... E vc ta empolgado, hein? Vai mudar o mundo?! ;)
Adorei esse texto, vc escreve de forma clara, fácil, inteligente... Foi gostoso de ler, agora vou ver os outros, né?!
Eu tive uns blogs há um tempo atrás, um deles ainda existe...
http://www.sugarandspice.blogger.com.br
beijinhos!